INÍCIO PARA A NAVEGAÇÃO RECREATIVA EM CAIAQUES
SEGURANÇA COM O CAIAQUE
COMO REMAR
COMO NAVEGAR SEU CAIAQUE FUN BOARD
COMO TRANSPORTAR SEU CAIAQUE
CUIDADOS - DENTRO DA ÁGUA
CUIDADOS - FORA DA ÁGUA



INÍCIO PARA A NAVEGAÇÃO RECREATIVA EM CAIAQUES

    Como em qualquer tipo de embarcação, existem certas diretrizes de orientação que devem ser seguidas:
    Seu caiaque FUN BOARD tem algumas características básicas: a frente do caiaque é a proa e a parte posterior é a polpa. Quando uma pessoa está na proa (a frente ), o lado esquerdo do caiaque é bombordo e do lado direito é estibordo. No meio do caiaque existe uma área denominada cabine, com um acento moldado (frente a polpa) e distintas medidas para apoiar os pés. Dentro da área da cabine existem 4 orifícios, sendo 2 para proa e dois para a polpa, chamados de orifício de drenagem automático. Estes orifícios permitem que saia a água que possa introduzir-se na cabine durante a navegação. Tanto na proa quanto na polpa existem tensores elásticos, que permitam segurar equipamentos na parte de cima do caiaque. Este modelo em particular pode ter uma tampa de inspeção com bolsa impermeável (no interior do caiaque) para guardar equipamentos que não possam estar em contato com a água. Nas laterais da cabine existem 4 grampos em forma de U, utilizados para segurar acessórios ,acentos anatômicos ,entre outros.

voltar para o índice


SEGURANÇA COM O CAIAQUE

Existem regras de segurança básicas que devem ser seguidas por todos que navegam um caiaque, já que, como ocorrem em todas as atividades recreativas, sempre existe a possibilidade de lesões.

- Nunca use álcool ou drogas (receitadas ou não) enquanto navegar;
- Nunca exceda a capacidade máxima de carga de seu caiaque e sempre verifique o estado do seu equipamento antes de remar.
- Sempre leve seu colete salva-vidas. O uso do seu colete salva-vidas te ajudará a manter a cabeça fora da água e a isolação de seu corpo , deixando-o mais quente em águas frias.
- Informe a alguém de seu plano de navegação, incluindo: itinerário, atividades programadas, quanto tempo espera que dure sua navegação e quantas pessoas integram o seu grupo.
- Procure saber sobre as condições meteorológicas e a temperatura da água. Esteja preparado para mudanças nas condições meteorológicas e para a possibilidade de virar o seu caiaque.
- Em caso de navegação em águas frias, usar roupa de neoprene para manter o corpo mais quente e cômodo. Com sol, usar uma camisa de mangas compridas proporcionará melhor proteção.
- Tenha cuidado com os ventos costeiros que podem dificultar sua volta a costa.
- Quando navegar em local novo, informar-se sobre as correntes marítimas, condições do contorno da costa e o comportamento do tempo.
- Planeje sempre uma rota de escape (lugar alternativo para sair da água se as condições do clima assim lhe indicar).

Siga essas regras. Elas o ajudarão a ter aventuras seguras e inesquecíveis!

voltar para o índice



COMO REMAR

Para começar , sente-se no caiaque . Deve sentar-se bem encos tado no acento e com joelhos dobrados comodamente . Para encontrar a med ida para apoiar o pé mais apropriado , estique totalmente suas pernas e logo vá corrigindo-las de uma em uma as posições do apóia pé até encontrar a posição mais cômoda.
Para encontrar a posição correta de suas mãos no remo, comece com elas separando-as centralmente tirando como base a largura do seus ombros. Se colocar o centro do remo sobre sua cabeça, seus cotovelos devem formar um ângulo levemente menor do que 90°. Deve haver a mesma distancia entre suas mãos até as pás dos remos de ambos os lados. A remada básica é uma remada de força adiante. Coloque a pá do remo na água até a altura dos dedos dos pés e puxe a pá do remo para trás pela lateral do caiaque até chegar ao quadril, levante a pá do remo e dê uma remada igual do outro lado.

voltar para o índice


COMO NAVEGAR SEU CAIAQUE FUN BOARD

O caiaque Fun Borad é muito fácil de usar e de fácil manobra. Começando em águas calmas, você pode conseguir rapidamente a sensação de navegar seu caiaque e as técnicas de remo, podendo entrar e sair do caiaque por sua própria conta. Os remos compridos dão remadas mais compridas enquanto que os remos curtos dão remadas mais curtas, porém mais rápidas. Ao remar normalmente senta-se em uma boa e cômoda postura suas, mãos devem segurar o remo, mantenha seu dorso vertical para maior eficiência nas remadas, não use somente os seus braços, mas também seu tronco e ombros. Comece pausadamente até que você tenha a sensação d as remadas de condução.


voltar para o índice


COMO TRANSPORTAR SEU CAIAQUE

    Uma das formas mais fáceis para transportar seu caiaque Sit-on-Top é comprar um conjunto de fixação para prendê-lo no bagageiro do carro. As travessas do bagageiro devem ser acolchoadas para evitar amassar o caiaque. Segue os passos para fixação: colocar o cockpit do caiaque de boca para baixo no bagageiro; amarrá-lo com cordas através do casco e dos furos das barras transversais ajustar as cordas de forma que não amasse o caiaque; conferir durante a viagem se o caiaque está bem preso no bagageiro. Desta forma, sua viagem será tranquila em direção ao divertimento.

voltar para o índice



DENTRO DA ÁGUA

Sempre

  • Examinar o estado do equipamento antes de remar.
  • Usar colete salva-vidas.
  • Sentar corretamente no cockpit para obter uma melhor navegação.
  • Usar o remo corretamente.
  • Usar protetor solar e vestir-se segundo as condições climáticas.
  • Informar-se das condições climáticas e das marés.
  • Caso o caiaque vire, permanecer por perto para subir novamente.
  • Para navegar em águas frias, usar roupas de neoprene (mantém o corpo mais quente e cômodo).


Nunca

  • Navegar sem ter instruções de como remar.
  • Começar sozinho uma travessia sem informar a alguém os detalhes (plano de navegação).
  • Exceda a capacidade de peso do caiaque.
  • Usar drogas (receitas ou não) ou álcool quando estiver navegando.
  • Distanciar-se muito do caiaque ou soltar os remos caso o caiaque vire.
  • Acoplar o caiaque atrás de barcos ou botes com motor.

voltar para o índice


FORA DA ÁGUA

Sempre

  • Guardar seu caiaque com a quilha para cima, de pé ou pendurado.
  • Proteger o caiaque em situações de extremo calor ou extremo frio (neve).
  • Resguardá-lo quando não estiver em uso, protegendo-o dos raios nocivos do sol.


Nunca

  • Guardar seu caiaque com a quilha para baixo por longos períodos.
  • Sentar sobre ele estando fora da água, pois isso danificará a quilha.
voltar para o índice